domingo, 4 de setembro de 2011

Uma ideia na mão e um sapato na cabeça

Dener tinha problemas com Clodovil. Ou pelo menos, ele gostava que acreditassem nisso. Em suas biografias, há registros de viagens e baladas ao lado do rival. Por isso, acho bem possível que tudo não passasse de uma bela jogada que rendia, e isso eles sabiam bem, publicidade para ambos. Já Chanel detestava mesmo Elsa Schiaparelli, a estilista que ela chamava de 'A Italiana' e que ousou colocar um sapato, feito chapéu, na cabeça das mulheres.


Se a marca de Chanel era a elegância e a simplicidade limpa e pura, Schiaparelli gostava de brincar com a moda, não por acaso, ela criou um vestido estampado por uma lagosta. Elas se odiaram de verdade o quanto puderam e, se fosse hoje, essa relação certamente estamparia capas e mais capas das revistas semanais.

E na onda de fazer valer suas máximas, campo em que Chanel era rainha - ela não perdia a chance de dizer frases de efeito sobre moda, vida e amor -, A Italiana postulou 12 mandamentos para a mulher, maneira de mostrar que ela também podia formular frases. Achei interessante e alguns bem válidos ainda hoje. Então, lá vão eles:
1) Uma vez que a maioria das mulheres não se conhece, elas devem tentar fazer isso
2) Uma mulher que compra um vestido caro e faz mudanças nele, frequentemente com um resultado desastroso, é extravagante e tola
3) A maioria das mulheres é cega para cores. Elas deveriam pedir sugestões
4) Lembre-se: 20% das mulheres têm complexo de inferioridade. Setenta por cento têm ilusões
5) Noventa por cento das mulheres têm medo de aparecer muito e do que as pessoas vão dizer. Por isso, compram um conjunto cinza. Elas deviam ousar ser diferentes (senti uma alfinetada em Coco aqui)
6) As mulheres devem ouvir e pedir apenas críticas e conselhos abalizados
7) Mulheres devem escolher roupas sozinhas ou na companhia de um homem
8) Elas nunca devem comprar com outra mulher, que às vezes consciente ou inconsciente é capaz de ter inveja
9) Ela deve comprar pouco e somente o melhor ou o mais barato
10) Nunca faça o vestido se ajustar ao corpo, mas treine o corpo para se ajustar ao vestido
11) Uma mulher deve comprar preferivelmente em um lugar onde ela é conhecida e respeitada, sem ficar correndo de uma loja para outra experimentando todas as novas modas
12) E ela deve pagar as suas contas

Bem, não sei de onde Schiap tirou tanta estatística, mas alguns dos mandamentos bem cabem ainda hoje. Tirando claro essa parte de que mulher não deve fazer compras com outras mulheres. Vai ver que era por isso que Chanel tinha lá suas diferenças com ela. Dener, bem, Dener certamente odiaria A Italiana também, afinal de contas, ele se considerava a Chanel brasileira. Pode ser que ele via em Clodovil algo meio Schiap ou talvez apenas o tenha escolhido para ter um rival assim como Coco. Mas isso é coisa que ninguém nunca vai saber. Certeza mesmo é que chapéu sapato é para poucas, bem poucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário