domingo, 10 de abril de 2011

It presidente? not


(foto: Roberto Stuckert Filho)

Eu gosto da presidente Dilma. Por uma série de motivos. Motivos que vão além do lugar comum de ser a primeira mulher no comando do País. Razões que vão além da sensibilidade feminina que ela demonstra em alguns momentos. Até porque seu forte, como todos sabem, não é muito a sensibilidade, e muito menos os discursos. Foram poucas as declarações públicas, a última delas, é verdade, aumentou ainda mais minha admiração. Ao se referir as crianças assassinadas no Rio de Janeiro, com lágrimas nos olhos, como "brasileirinhos", ela deixou escapar um lado que não costuma mostrar. Ela baixou a guarda, totalmente. Como mãe, brasileira e chefe do País. Emocionei-me com ela e pensei que Lula, certamente, teria falado por horas e no final emendado alguma frase de efeito, o que também eu gostaria de ouvir, já que não tenho motivos para disfarçar minha admiração por ele. Sempre crescente.



Cem dias se passaram desde que Dilma mostrou-se desconfortável ao subir a rampa do Planalto de salto alto, usando um vestido tímido, mas certeiro. Nesses pouco mais de três meses, foram os terninhos que reinaram em suas aparições. O vestido vermelho, usado para receber Barack Obama, também não era ousado. O charme ficou por conta do lenço, mas parou por aí. Ao receber Bono, ela apostou na calça preta e casaquinho. Portanto, nada de experimentações nesses primeiros cem dias de governo. E acho que deve seguir assim até o final do mandato. O que é uma pena. Eu nem consigo imaginar as loucuras fashion que faria sendo presidente do Brasil ou primeira dama. Por isso, acho que Michelle Obama é quase um camaleão. Ela simplesmente adora essa fashionisse toda. Mesmo quando erra, como no caso do polêmico vestido vermelho que usou na China, ela acerta.



O certo é que afeita aos terninhos e resistente a qualquer novidade, Dilma firma seu estilo sóbrio e pouco novidadeiro como uma de suas marcas. Mas é preciso dizer que ela tem feitos esforços. O cabelo, por mais simples que seja, está sempre arrumado e ela já disse que pretende aprender a se maquiar sozinha. Dilma pode não ser e nem pretender ocupar o papel de It presidente, mas ela reconhece que um bom visual é muito importante para uma mulher. Ainda que ela esteja no poder, ainda que tenha de se firmar num território masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário